top of page

17 de outubro de 2017 | Agência Up

Através da convergência de mídias, existem comunidades que se fortaleceram com a criação de organizações não governamentais (ONGs), desenvolvidas com a participação e compromisso com a comunidade, que criam seus próprios meios de comunicação e são voltados para seu próprio benefício. Com a chegada da tecnologia em algumas comunidades, hoje pode-se ter um jornal, um canal televisivo, grupos musicais, web rádio, web tv, portais na internet, blogs entre outros. Porém, podemos ressaltar que, nem todas as comunidades têm esse tipo de acesso devido as invasões criminais no ambiente comunitário, tornando difícil o andamento dos projetos. A comunicação é um direito humano que promove a cidadania, permitindo o envolvimento de pessoas nesse meio. Segundo Cicilia Peruzzo, a centralidade das tecnologias de informação e comunicação no cotidiano e na vida em sociedade, considera abordar a comunicação comunitária nos dias atuais também a partir do ciberespaço (PERUZZO, C.M.K. 2011).

O surgimento destes projetos é dirigido por um líder, que por sua vez, procura outros participantes, ou seja, voluntários, com isso, formulam ideias e implantam projetos para a melhoria da ONG e sua comunidade. Geralmente, dentro das comunidades visa-se englobar projetos culturais como: movimento em prol da mulher, artesanato, teatro, dança, idioma, capoeira e educação (como a UNEafro Brasil, que desenvolve cursinhos comunitários para vestibulares e concursos públicos).

Existem comunidades que estão nos holofotes de países mais desenvolvidos, que como forma de estudo, intercâmbio cultural ou até mesmo filantrópico, acabam migrando para essas comunidades com a finalidade de meramente intercâmbio linguístico e outros apenas para ajudar o próximo.

Em suma, a comunicação popular tem seu mérito, que serve para agregar valores, informar, fortalecer, reivindicar, democratizar e unificar, dando oportunidade a uma comunicação diferenciada. Somos condicionados a agir da forma que o sistema nos determina, portanto, a comunicação comunitária tem a finalidade de ações voltadas ao bem comum.

A comunidade e seus desenvolvimentos

Ouça a entrevista sobre a UNEafro Brasil com Vanessa Cristina do Nascimento:

Bibliografia:

PERUZZO, Cicilia. Desafios da Comunicação Popular e Comunitária na Cibercultur@: Aproximação à proposta de Comunidade Emergente de Conhecimento Local, 2011

Veja também:

  • Black YouTube Icon

2017 - Agência UP.

bottom of page